
Inglês para 2023: por que aprender uma segunda língua na pandemia?
A pandemia da COVID-19 foi e está sendo um evento marcante para a história. Além dos altos números de infectados, outro dado que chama a atenção é o número de desempregados. Uma pesquisa realizada pela PNAD/IBGE (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia) aponta que no período de abril de 2020 a julho de 2021, aproximadamente 3,3 milhões de brasileiros perderam seus empregos.
Uma matéria publicada na Folha de São Paulo divulgou que os economistas acreditam que o Brasil só voltará ao patamar pré-pandêmico em 2023. Ou seja, será praticamente um ano e meio de procura e preparo para voltar ao mercado de trabalho.
Para aqueles que estão à procura de emprego, é muito importante investir no currículo e aprender novos idiomas para conseguir mais oportunidades. Apesar de hoje muitas empresas já encararem o inglês como um pré-requisito e não um diferencial, a porcentagem de brasileiros fluentes em inglês ainda é baixa, o que deixa a vaga mais acessível para quem tem o conhecimento do idioma.
Além da exigência, profissionais que contam com o inglês no currículo tendem a ganhar mais do que os que não têm. Em uma matéria publicada no portal Terra, foi divulgado que os profissionais bilíngues podem ganhar até 60% mais do que os que só têm conhecimento da língua portuguesa.
E mais, uma tendência das corporações hoje é de colocar a empresa em patamar internacional. O portal Exame divulgou em 2021 uma matéria que mostra que para as pequenas empresas, o mercado internacional é uma ótima oportunidade, uma vez que o câmbio atual favorece as exportações e gera um aumento na competitividade.
Por haver esse interesse de internacionalização, o inglês se faz ainda mais necessário para garantir a integração dos funcionários brasileiros com clientes estrangeiros: seja na hora de negócios ou de expandir o network.
A Hippo Business, há 25 anos, prepara profissionais para conquistarem seus objetivos. Consulte os cursos disponíveis e invista em sua carreira pois apesar da crise, o mercado não para!