Fluência no inglês: Conheça 9 profissões que exigem o conhecimento do idioma

Saber falar inglês fluentemente é um grande diferencial no mercado de trabalho: a maioria das empresas multinacionais têm excelente reputação, portanto, para aqueles que desejam uma carreira de sucesso, o inglês é um passo muito importante. No entanto, há profissões que exigem o conhecimento da língua inglesa para poderem ser exercidas plenamente por causa  do uso de softwares estrangeiros até a comunicação com outros países, os motivos que criam essa exigência são diversos. Conheça 9 profissões que exigem  inglês fluente!

  1. Comissários de bordo

Apesar de não exigir uma faculdade, para trabalhar como comissário de bordo é imprescindível que o profissional saiba falar inglês. Trabalhar em uma companhia aérea significa que o comissário poderá fazer tanto voos nacionais quanto internacionais e, independentemente do destino do segundo, o inglês poderá ser utilizado como meio de comunicação.

  1. Turismo

Ainda na indústria de viagens, para os profissionais de turismo o inglês está, cada vez mais, se tornando essencial. Mesmo que dentro do mercado não pareça ser uma exigência, o turismólogo, por muitas vezes, poderá se ver em uma situação com um hóspede ou um evento em que o inglês será mais do que necessário.

  1. Comércio Exterior e Relações Internacionais

Para aqueles que querem trabalhar com a  área de Comércio Exterior ou Relações Internacionais, o inglês deixa de ser um diferencial e passa a ser um pré-requisito. Assim como para comissários de bordo, independentemente do país com o qual os profissionais desejam se comunicar, o inglês é uma língua comum. Além da exigência no trabalho, algumas faculdades, como a FGV (Fundação Getúlio Vargas) têm na grade curricular matérias ministradas em inglês, além dos textos de apoio.

  1. Tradução e Interpretação

Se tem uma profissão onde o inglês é obrigatório é Tradução e Interpretação. A maioria dos materiais, sejam filmes, séries, livros, palestras são em inglês. É um trabalho em que o profissional está constantemente lidando com outros idiomas, então o conhecimento da língua é mais do que imprescindível.

  1. Carreira acadêmica

Muitos podem pensar que carreiras acadêmicas não exigem inglês, mas o conhecimento da língua é indispensável para os profissionais com grandes objetivos. Além de possibilitar uma maior fonte de documentos e artigos, o inglês ainda abre portas para que os acadêmicos possam estudar e fazer cursos em outros países. Quem deseja fazer um MBA (Master of Business Administration) no exterior deve falar  fluentemente para ir para as melhores universidades do mundo como Harvard, Columbia  e Yale, por exemplo.

  1. Mídia Digital e Marketing

Além de garantir mais oportunidades no mercado de trabalho, o inglês está sendo cada vez mais usado no campo da comunicação. Palavras como “release”, “budget”, “mailing”, “follow up” estão muito presentes no dia a dia de comunicadores, ou seja, o conhecimento do idioma é indispensável para compreender tudo do ramo.

  1. Tecnologia de Informação

Os softwares, ferramentas e os códigos da área de tecnologia da informação são completamente em inglês, portanto o inglês é um grande pré-requisito. Justamente pelo fato de ser obrigatório, o campo de tecnologia de informação é um dos que mais está deficiente em questão de mão de obra, uma vez que apenas aproximadamente 6% dos brasileiros falam inglês fluentemente.

  1. Engenharia

A necessidade do inglês no campo da engenharia é uma soma de todas as características já citadas: desde o uso de softwares até as oportunidades de emprego. Engenheiros cobrem áreas diversas como construção de prédios, aviões e muito mais, mas para conseguir uma vaga internacional, o inglês é essencial.

  1. Desenvolvimento de apps 

Assim como o ramo de tecnologia de informação, o idioma vastamente utilizado nos softwares de programação é em inglês, então o idioma é necessário para garantir que o profissional seja capaz de usar todos os recursos disponíveis. O jogo pode ser realizado em um terceiro idioma, mas o inglês é necessário para fazer a programação.

Hoje, o mercado de trabalho ainda vê o inglês como um diferencial, mas de acordo com uma pesquisa realizada pela Page Personnel em 2017, em dez anos já será um pré-requisito. Independentemente do seu plano de carreira e dos seus objetivos, a Hippo Business tem o curso perfeito para você. Saiba mais e turbine sua jornada profissional!

Comentários