
Tradução simultânea x tradução consecutiva: entenda as diferenças
Tradução simultânea é essencial para quem quer organizar eventos com participantes do exterior.
Mas você sabe quais são as diferenças entre as modalidades de interpretação? Muito utilizadas no ambiente empresarial, a tradução simultânea e a tradução consecutiva já fazem parte da rotina de muitas empresas multinacionais. Como se sabe, o Brasil já foi palco de grandes acontecimentos que repercutiram internacionalmente, ganhando ampla visibilidade lá fora e atraindo a atenção de investidores internacionais.
Nesse contexto, realizações de palestras, conferências, rodada de negócios e grandes eventos que contam com a presença de estrangeiros passaram a ser mais frequentes. Sendo assim, muitos organizadores estabeleceram parceria com empresas de tradução simultânea para garantir o sucesso dos eventos.
Mas vale ressaltar que, apesar de conter certa similaridade em seu conceito de tradução, cada serviço provoca uma experiência diferente ao ouvinte, sendo a tradução simultânea mais prática e a tradução consecutiva mais dinâmica. Mas para entender a diferença entre esses dois serviços é necessário compreender a posição do profissional que realiza esse serviço: o intérprete.
Já chegamos a explicar um pouco sobre estas diferenças aqui, mas não custa relembrá-lo. A tradução simultânea ocorre em uma cabine à prova de som com um intérprete ouvindo tudo o que é dito por fones de ouvido e transmitindo a tradução por meio de microfones para os receptores dos participantes. É a modalidade mais usada em grandes congressos por não interferir na duração do evento.
Já na tradução consecutiva, o intérprete senta-se junto aos participantes para ver e ouvir tudo que passa ao seu redor. Ele toma notas para, em intervalos de cinco minutos, fazer a interpretação para o outro idioma. Essa modalidade é indicada para reuniões com menor duração.
Precisando de tradução simultânea? Entre em contato com a Hippo Business.
Para mais notícias, clique aqui.
Para curtir nossa página no Facebook, clique aqui.