Como aproveitar a rotina para aprender um novo idioma

Se você está procurando um jeito de aprender melhor outros idiomas, há algumas dicas que podem ajudar

Comunicar-se em outro idioma traz novas possibilidades para conhecer culturas diferentes, ampliando o seu círculo de relacionamento pessoal e profissional.

Em um mundo globalizado em que as conexões são fundamentais para gerar experiência e aprendizado, ter domínio da comunicação verbal e escrita de outros idiomas possibilita incrementar o seu repertório e ampliar o seu conhecimento.

Se você já estuda outro idioma ou pretende começar a estudar, vale a pena conhecer nossas dicas!

Uma das dicas mais importantes que vamos dar ao longo deste post é: mergulhe de cabeça no idioma que você quer aprender. É fundamental absorver a língua o tempo todo que for possível para que ela fique cada vez mais “natural” para você.

Como? Insira na sua rotina pessoal e profissional o conteúdo que você consome frequentemente, mas na língua em que você pretende aprender.

Conteúdo Digital

Já é certo que parte do nosso dia passamos consumindo conteúdo no ambiente digital. Então, por quê não aproveitar esse hábito para se cercar de informações relacionadas aos assuntos que temos interesse, porém, no idioma que estamos estudando?

Se você costuma ler revistas digitais, portais de notícias ou acessa as redes sociais com frequência, use o recurso de mudar o idioma para você consumir o mesmo conteúdo, porém, na língua em que está estudando. Assim, você terá mais familiaridade e interesse pelo assunto, além de ganhar mais vocabulário.

Buscar informações e termos no Google, também em outro idioma, é outra oportunidade para você aprender mais. Afinal, quantas vezes nos deparamos com dúvidas e recorremos às plataformas de buscas para pesquisar? Por isso, pense nos caminhos mais naturais que existem na sua rotina para você inserir outro idioma e aproveite.

Filmes, seriados e músicas

Ouça músicas no idioma e tente distinguir as palavras cantadas, com a tradução da letra em mãos. Assista a filmes e seriados, com ou sem legenda, também fazendo o mesmo exercício: atenção a cada palavra – e sua correspondente em português – e construção frasal. É uma excelente maneira de treinar a compreensão de texto, sua habilidade de ouvir e de pronunciar.

Procure livros estrangeiros

Assim como recomendamos com músicas, filmes e seriados, ler textos ou livros inteiros no idioma desejado não pode ficar de fora. Dá para começar com textos curtos, retirados de sites, por exemplo, e depois passar para livros mais curtos até os mais volumosos. A vantagem desta tática é que o texto já está todo ali, e você pode ver como se escreve cada palavra ou anotá-la, caso não tenha entendido, para procurar depois no dicionário.

Certamente, inserindo outro idioma na sua rotina, você terá um maior aproveitamento nas aulas e fora delas também. Será uma excelente iniciativa para praticar a escrita, o “listening” e a pronúncia. Como dizem, em breve você irá pensar em outro idioma.

Acompanhe nossas dicas no Instagram e LinkedIn.

Comentários